Começo com uma historia relatada na bíblia,em Lucas CAP. 15 apartir do versículo 11,pois a biblia deve ser nossa principal guia para uma boa analise e compreensão dessa relação entre irmãos.No relato bíblico havia dois irmãos;o mais jovem impulsionado por um desejo latente pediu tudo que era seu, ao seu pai e foi embora;passado um tempo perdeu tudo e retornou pra casa, sem nada e humilhado por relembrar que na casa de seu pai tinha fartura,e pra onde ele tinha ido teve que se alimentar com comida dada aos porcos.
No primeiro momento o filho mais velho não aparece,no entanto ao ler-mos a historia completa observamos ,que ele era trabalhador e dedicava-se a ajudar seu pai;pois quando seu irmão chegou ele estava no campo trabalhando e indignou-se ao ver que todos festejavam a volta do seu irmão mais moço.
Usei esta historia para enfatizar uma coisa:Que a relação entre irmãos é bem complicada,alias desde a antiguidade já era assim,já surgiam sentimentos de inveja e competição, como aconteceu com Caim no Èdem.
Fico a imaginar o irmão mais velho dizendo pra o outro:Você heim!eu trabalhando aqui duro ajudando o papai e você apenas pensando em si próprio,querendo o que é seu pra ir embora;estás sendo irresponsável,vai quebrar a cara se não mudar.
E o mais moço respondendo:Que nada!quem tem que mudar é você,fica ai só trabalhando,vamos se divertir irmão,vamos curtir...
Enfim essa é só uma analogia de um possível dialogo entre eles.O que acontece na relação entre irmãos é que um conhece um pouco, ou muito sobre o outro,e é difícil para uma das partes admitir algo e ser humilde a ponto de dizer:Tá bom meu irmão!vou procurar mudar,desculpa!você está certo!vou melhorar!obrigado pelo conselho.se relacionar com o irmão vendo apenas qualidades é fácil,difícil é lhe dar com seus defeitos;que todos tem.
Já pensou se houvesse tido um dialogo entre esses irmãos que relatei, e o mais moço o ouvisse e dissesse:você está certo mano.Eu estou equivocado mesmo;vou deixar esse negocio de ir embora pra lá,vou ajudar você e meu pai aqui.A historia teria sido outra.
Pra haver um bom relacionamento entre irmãos é de suma importância admitir que você erra mesmo querendo acertar.
Você não é perfeito,ambos não são.
